Sobre o Acervo

A concepção do Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense (ALDMT) teve início em 2022, a partir do projeto “Crítica e preservação da poesia digital mato-grossense”, que contou com fomento da FAPEMAT. Naquele projeto, ao fazermos um primeiro levantamento de textos poéticos de Mato Grosso em plataformas digitais, encontramos um material muito mais vasto do que esperávamos, difícil de tratar academicamente em registros dispersos entre pastas, nuvens, computadores e telefones celulares da equipe. Da necessidade de sistematizar o material encontrado, bem como divulgar para a sociedade os resultados da pesquisa, apresentando a cena literária digital do estado, nasceu o ALDMT.

Como as textualidades literárias e não literárias digitais crescem exponencialmente, sobretudo em plataformas de redes sociais, num movimento que Luís Vicente Mora chama de “escritura na intempérie”, ou “escritura dos milhões”, o ALDMT não tem por fim registrar toda a literatura digital de Mato Grosso. Em vez disso, pretende arquivar variados espécimes de obras e textos literários que se valem de recursos das mídias digitais ou dos códigos de programação para fins poéticos ou narrativos, ou mesmo para sua difusão em rede – definição de literatura digital que norteia este projeto e foi tomada de empréstimo da pesquisadora Carolina Gainza.

Como princípios em que se baseia sua constituição como arquivo, o ALDMT preza pela diversidade de artistas, de formatos, de gêneros, de tecnologias e de meios de publicação. Para tanto, os dados e metadados arquivados foram buscados na rede por diferentes procedimentos: motores de pesquisa na web, recursos de busca (por nomes e hashtags) em aplicativos de redes sociais, pedidos de indicação a amigos e conhecidos dos membros da equipe etc. Nesta primeira etapa, concentramo-nos principalmente na literatura digital do Instagram; nas próximas etapas do projeto, pretendemos trabalhar mais intensamente sobre outras plataformas de redes sociais.

As taxonomias adotadas para classificação do material emergiram da observação das obras coligidas e estão sujeitas a revisão à medida que novos itens sejam acrescidos à coleção. Nos casos em que não dispomos de alguma informação sobre obras coletadas, o respectivo campo não aparece na ficha da obra, salvo quando se trata do título. Nesse caso, adotamos o expediente editorial/acadêmico mais comum: tomar o primeiro verso como título do poema.

Este é um arquivo em permanente expansão, aberto a novas contribuições, que podem ser enviadas por este formulário. Não se balizando por juízos de valor estético, e sim por uma iniciativa de mapeamento do campo em Mato Grosso, o projeto retoma características de outros grandes arquivos de cariz cartográfico, em cujas propostas teórico-metodológicas se inspira, como o Atlas da Literatura Digital Brasileira, ou a Cartografía de la Literatura Digital Latinoamericana.

Convidamos aos leitores em geral, à comunidade acadêmica e aos criadores de literatura (digital ou não) que conheçam neste acervo um pouco mais da literatura digital de Mato Grosso, estado cuja cena cultural vem crescendo de forma intensa e rica também na internet.

Equipe

Conheça os pesquisadores que colaboram ou colaboraram com a criação e manutenção do ALDMT.

Vinícius Carvalho Pereira

COORDENADOR GERAL DO PROJETO

Lívia Ribeiro Bertges

MEMBRO DA EQUIPE DE LITERATURA

Matheus G. s. dos Santos

MEMBRO DA EQUIPE DE LITERATURA

Elisângela Arbex Sobrinho

MEMBRO DA EQUIPE DE LITERATURA

Maria Luiza Pimentel Oliveira

MEMBRO DA EQUIPE DE LITERATURA

Karolaynne Nunes

MEMBRO DA EQUIPE DE LITERATURA

Juan Ferreira Fiorini

MEMBRO DA EQUIPE DE LITERATURA

Renan Vinícius Aranha

COORDENADOR DA EQUIPE DE COMPUTAÇÃO

Gabriel Schuina

MEMBRO DA EQUIPE DE COMPUTAÇÃO

Enzo Rigazzo

MEMBRO DA EQUIPE DE COMPUTAÇÃO

Cristiano Maciel

MEMBRO DA EQUIPE DE COMPUTAÇÃO

Lançamento do Acervo

O Acervo de Literatura Digital Mato-Grossense foi lançado em 24/11/2023, em evento realizado no Instituto de Linguagens da UFMT, contando com a presença de autoridades da universidade e do estado de Mato Grosso nas áreas de Letras e de Cultura, com diversos artistas cujos textos se encontram arquivados no Acervo, com a equipe de pesquisadores e com familiares e amigos.

Vídeo: Renato Medeiros

Fotos: Maria Luiza Pimentel e Renato Medeiros